Tema: A ORIGEM DA VIDA- 6ª série-
Os objetivos da aprendizagem: Compreender que as grandes revoluções científicas, como a realizada por Charles Darwin, mudam a forma como a sociedade encara o conhecimento, proporcionar momentos de reflexão sobre o percurso feito pela humanidade na busca pelo conhecimento de como a vida começou e evoluiu e compreender há informações não confiáveis na internet.
2. As etapas da atividade:
I - Questionar pais, parentes, vizinhos e conhecidos mais próximos sobre suas crenças a respeito da origem da vida. Como tudo começou? Como os seres vivos surgiram? Fazer um relatório desse trabalho .
II - Buscar na web informações de como foram explicados os fenômenos naturais ao longo dos tempos.Fazer uma síntese sobre como era explicado o fenômeno da vida na pré-história, na Grécia, na Idade Média as idéias de Charles Darwin na sua Teoria da Evolução.
III- Construir uma tabela, com as sínteses produzidas sobre as teorias que tentam explicar a origem da vida.
IV- Apresentar para os colegas.
3. Sites:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamentos/evolucao-ideia-revolucionou-sentido-vida-432110.shtml
http://200.244.52.177/embratel/main/mediaview/tvpontocom-
http://educacao.uol.com.br/atualidades/charles-darwin-teoria-da-evolucao.jhtm
http://www.amalgama.blog.br/02/2009/charles-darwin-evoluir-ou-morrer/
http://ead01.virtual.pucminas.br/comunicacao/bibl_virtual/bdm_31082007.htm
http://www.rcespiritismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=395&Itemid=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo
4.Qual o trabalho que o professor tem que desenvolver com os alunos antes de levá-los a pesquisar na Internet ?
O papel do professor é orientar o aluno sobre os pontos positivos e os negativos da Internet. Ela é um ambiente de fácil acesso e com pouco ou quase nenhum controle sobre o material que é postado nele. Os sites indicados são das mais diversas fontes, neles encontraremos diferentes informações e diferentes opiniões. Como as Teorias para a questão da origem da vida ainda não conseguiram ser comprovadas na sua totalidade, há muitas especulações sobre o assunto. No momento, mesmo questionada a Teoria da Evolução é a mais aceita. Devemos, então, buscar informações científicas em fontes que tenham credibilidade como universidades, revistas de circulação nacional , sites do governo, com terminação .gov e não simplesmente pesquisar no site de buscas, abrir o primeiro que aparece e aceitar como verdadeiro tudo que está escrito ali.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário